Português Inglês Espanhol
 
Vacinas  

A vacinação do viajante contra doenças infecciosas serve para dois propósitos:
• Para proteger a pessoa que pode ficar exposta à infecção.
• Para proteger os Países do risco de importar a infecção.
Por isso, sempre antes de viajar verifique se seu País de destino é considerado área endêmica para alguma doença e se o mesmo exige alguma vacina específica.


A febre amarela é uma doença grave, de alta letalidade e que pode ser evitada com uma vacina eficaz e segura, que protege o indivíduo contra a doença por 10 anos. A vacina só tem efeito 10 dias após a aplicação, por isso a necessidade de aplicá-la 10 dias antes da viagem, no mínimo.

Nas viagens nacionais, a vacinação contra febre amarela é recomendada para todas as pessoas que viajam para as áreas de risco da doença no Brasil. Veja lista de municípios das áreas de risco de febre amarela.

Nas viagens internacionais, a vacinação contra febre amarela é exigida aos viajantes vindo ou indo para áreas infectadas .

Maiores informações, acesse as páginas dos órgãos oficiais normativos :
Organização Mundial da Saúde
ANVISA - Agencia nacional de Vigilância Sanitária

Onde Vacinar e Onde Obter A Carteira Internacional De Vacinação

No Brasil, a vacina é gratuita e pode ser feita na rede do Sistema Único de Saúde - SUS, assim como nas salas de vacinação localizadas em portos, aeroportos e fronteiras do país.

Se a pessoa for vacinada em uma Unidade de Saúde do SUS receberá um cartão de cor branca - o Cartão Nacional de Vacinação - que, no caso de viagem internacional, deverá ser trocado pelo Certificado Internacional de Vacinação (CIV) de cor amarela , definido pela Organização Mundial de Saúde e válido internacionalmente.

Para efetuar a troca do cartão de vacinação, procure um dos postos da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em qualquer um dos portos, aeroportos, passagens de fronteiras ou Sedes da Coordenação em todo o território nacional. Apenas o portador poderá solicitar a substituição do cartão, comparecendo ao posto de troca munido de documento oficial com fotografia: Carteira de Identidade ou Passaporte e Certidão de Nascimento para crianças.

Para um rápido atendimento nos Centros de Orientação ao Viajante, você pode se cadastrar antecipadamente no Sistema de Informações de Portos, Aeroportos e Fronteiras, acessível no endereço: http://www.anvisa.gov.br/viajante. 


Veja as informações do Ministerio da Saúde sobre outras doenças de interesse de saúde pública internacional.
ÁREA RESTRITA
E-mail:
Senha:
Esqueceu a senha?
Busca rápida de vistos por país
Escolha o país:
Digite o país:
Facebook
   
CLIQUE AQUI PARA
Rua Dr. Geraldo Campos Moreira, 17 – 5º andar Brooklin – São Paulo – SP – Brasil - CEP 04571-020
Tel: +55 (11) 3259-4411 | WhatsApp +55 (11) 98711-0567 | Email: bernardini@bernardini.com.br

© Copyright 2024 - Grupo Bernardini - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por EM2 Websolution