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Atrasos de Vôos  
  
A Empresa Aérea deve prestar assistência nos casos de atrasos e cancelamentos de vôo, que inclui:

a partir de 1 hora: comunicação (internet, telefonemas, etc)
a partir de 2 horas: alimentação (voucher, lanche,bebidas, etc)
a partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto
Se o atraso for superior a 4 horas (ou a empresa já tenha a estimativa de que o voo atrasará esse tempo) ou houver cancelamento de voo: opção de reacomodação ou reembolso

Caso se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, dirija-se primeiro à empresa aérea contratada, para reivindicar seus direitos como consumidor.
É possível, também, registrar uma reclamação contra a empresa aérea na ANAC. Nesse caso, a ANAC analisará o fato e, se confirmado o descumprimento de normas da aviação civil, a empresa será punida
Caso queira buscar indenizações por danos morais e/ou materiais, dirija-se aos órgãos de defesa do consumidor ou ao Poder Judiciário. Para exigir essas indenizações, é importante guardar o comprovante do cartão de embarque e os comprovantes dos gastos eventualmente realizados (alimentação, transporte, hospedagem e comunicação) ou documentos relacionados à atividade profissional que seria cumprida no destino, para averiguação e cobrança de eventuais prejuízos.

Central de atendimento ANAC: 0800 725 4445 (atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana).
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